ANDAR, VOAR, LEVITAR

 

 É difícil precisar de onde e de quando vem o meu amor pelas caminhadas. De onde, é bem possível que do útero da minha mãe. Ali, com toda certeza, enquanto esperava impaciente ( que sempre fui) pelos noves meses de gestação, é certo que eu tenha dado minhas primeiras voltinhas a pé. De quando, aí a questão é mais complexa : embora não acredite em vidas passadas, devo dizer que, se tive alguma anterior a esta, ela certamente foi de andarilho.

 Resolvi escrever sobre este assunto quando percebi que tinha desenvolvido uma sofisticada teoria sobre as minhas caminhadas e cheguei mesmo a classificá-las em vários modelos e categorias que vou revelar para os leitores desta coluna Mantraman.  

A primeira (a ordem á aleatória) categoria, que batizei de caminhada zen, talvez seja a mais normalzinha delas. É aquela em que, durante o percurso, me concentro na respiração. A velocidade neste tipo de caminhada é lenta e seu efeito é prá lá de benéfico. A maior dificuldade em praticá-la é, exatamente, manter-se em marcha lenta. Devo dizer que sou mais nervoso do que um mosquito querendo ultrapassar uma vidraça. Daí a minha dificuldade em andar lentamente.  

A segunda chama-se caminhada poética e nela todo o meu foco fica centrado na luz, nas cores e, principalmente, nos odores. É claro que o lugar ideal para este tipo de caminhada é em meio à natureza, mas ela também pode ser desenvolvida em centros urbanos os mais insalubres. O difícil neste segundo meio ambiente é concentrar-se na beleza, na poesia, nas cores e nos odores. Mas em dias muito inspirados eu já conseguí esta façanha. 

A terceira e quem sabe a mais peculiar de todas elas é a caminhada escritora. Usei-a por exemplo esta manhã para deliberar este texto : como seria o começo, por onde passaria e, é claro, aonde queria chegar. O mais curioso da caminhada escritora é que me sinto exatamente como se estivesse escrevendo. Deleto uma série de idéias que não me parecem boas, componho frases inteiras com vírgulas, dois pontos, parênteses e só volto para casa depois que tenho, no mínimo, o primeiro parágrafo inteirinho fixado na minha mente.  

A quarta é a caminhada esportiva. Nela, meu objetivo é a transpiração. Vou no limite da minha resistência e, enquanto não me sentir absolutamente molhado, não paro de caminhar. Em geral uso este estilo no dia seguinte à uma noite enfumaçada, alcoolizada e mal dormida. O efeito terapêutico é realmente impressionante.  

A quinta tem o nome de caminhada objetiva. Pratico-a quando tenho algum compromisso relativamente perto da minha casa (uma hora e meia, no máximo, a pé) e me organizo para chegar caminhando no local e na hora marcada. O mais interessante deste tipo de caminhada é que ela geralmente se dá pelas ruas da cidade. Planejo um caminho mentalmente e vou em frente. Detalhe : dependendo do compromisso não pega bem chegar muito suado. Então, a questão da velocidade se torna muito importante.  

A sexta e última é a caminhada peregrina. Devo dizer que a pratiquei somente uma vez quando percorrí trezentos dos seiscentos quilômetros do Caminho de Santiago, no norte da Espanha. Nela, todas os cinco estilos de caminhadas anteriores somam-se numa só. Foi uma experiência aeróbica, filosófica, esportiva, contemplativa, exaustiva e mágica. Que espero repetir em outro roteiro : estou com um plano surrealista de caminhar até a Patagônia no próximo verão. E, se tudo certo, me enturmar com uns pinguins nativos.  

Se Deus quiser, eu chego lá.

Deixe um comentário

