Nesta rua, nesta rua tem um bosque…

bosqueAssim que ruiu a minha penúltima ilusão amorosa começou a última. E devo dizer : esta será, definitivamente, a minha derradeira ilusão. Não tenho dúvida nenhuma quanto a isto. Porque o meu mais novo objeto de adoração nasceu para mim.    

Na verdade, fazia muito tempo que eu pretendia me aproximar desta pessoa. Para ser mais preciso, desde que me dou por gente. Conheci-a quando era ainda muito criança. Mas sempre achei que juntos não daríamos certo. Tinha muitas dúvidas quanto a este relacionamento. E medo. Muito medo.  

Por sermos muito parecidos, achava que numa eventual crise de tristeza ou de desânimo seríamos tomados duplamente pela tristeza e pelo desânimo. E que não teríamos força para sair de uma situação desta natureza. Ao contrário dos casais que guardam estratégicas dessemelhanças entre si, nós dois estaríamos fadados a uma espécie de exílio ou inércia inexorável. Mas o tempo vem provando que eu estava equivocado. 

O incrível deste romance é que foi preciso toda uma vida para que eu chegasse à conclusão de que ela é a pessoa com quem eu vou ficar até o fim dos meus dias. Já disse aqui que temos centenas de pontos em comum : eu realmente preciso falar muito comigo mesmo ( em voz baixa ou alta, tanto faz) para manter a minha sanidade mental em dia. E ela, milagre!, compartilha deste bizarro e singular hábito. De uma maneira radical, diga-se de passagem.  

Temos um apreço notável pela liberdade. Não gostamos de cobranças de nenhuma natureza. Além disto somos unidos por um profundo amor à alegria. Ela, como eu, adora dançar e  inventar passos em salas desertas. Temos um talento astronômico para tudo que implique em diversão.    

O nosso relógio biológico é idêntico. Basta eu ter fome para que ela também tenha. Se estou com sono, ela também está. E quando acordo, ela sempre abre seus olhos na mesma hora que eu. Nos dias em que a preguiça desce sobre nossos corpos com sua luz malemolente, ficamos na cama assistindo televisão, às vezes em silêncio, às vezes dando gargalhadas, às vezes murmurando palavras desconexas. Juntos, não temos nenhuma culpa. É perfeito.   

Por Deus, como me arrependo de não ter ficado com ela há muitos anos atrás! Não que minhas outras ilusões amorosas não tenham sido proveitosas. Até certo ponto elas foram responsáveis diretas pelo triunfal encontro que hoje estou tendo com a minha amada. Porque durante as inevitáveis crises nas quais todos os relacionamentos sempre mergulham, ela sempre esteva lá. Ao meu lado. ( Quando lembro disto, acho inacreditável ).  

E toda vez que minhas ilusões amorosas começavam a declinar ( o mais sublime do amor é que ele nasce, vive e morre), sempre lembrava-me dela. Pensava : desta vez eu vou procurá-la, pedí-la em casamento e por um ponto final nesta besteira que é se jogar de cabeça em amores estressantes. Sempre soube, lá dentro da usina onde se processam as minhas mais secretas intuições, que, ao seu lado, meus dias de sofrimento teriam fim. E passados três meses, posso dizer que estava certo.

Nosso romance vai de vento em popa. Ela, com sua tolerância e compreensão está me fazendo, ouçam isto, o mais feliz dos homens. E, como já disse, não tem mais volta. Pode parecer um conto de fada, uma ficção ou algo que o valha. Mas não é.   

Não é porque a minha última e definitiva ilusão amorosa existe e tem um nome. Ela se chama Solidão.                    

One Response to Nesta rua, nesta rua tem um bosque…

  1. berenice disse:

    Ao ler este seu primeiro post, lembrei-me de um trecho de algo escrito por Rilke: “As obras de arte são de uma solidão infinita.” É na solidão que elas são geradas.” Me veio então aquele egoísmo, sentimento típico e exclusivamente humano, e me perguntei o que vem por aí neste seu novo blog …

    Será uma honra ter meu blog linkado aqui e, claro, gostaria também de colocar este link no Blog da Berenice. Ok?

    Abraço pra você.
    Berenice

Deixe um comentário

